O cristão pode usar amuletos que dão boa sorte? O que a Bíblia diz?

0
739
Foto: Reprodução\ Internet

1- Amuleto é um “objeto ou fórmula escrita que se traz e a que se atribui supersticiosamente qualquer virtude ou poder mágico”, segundo o dicionário online Priberan.

Ter amuletos é incorrer no pecado de idolatria, pois se está se atribuindo poderes a esses objetos como se eles os tivessem.

A Bíblia condena quem tem fé nos amuletos. Infelizmente, isso é muito comum, muita gente acredita que vai ter sorte e proteção se usarem esse tipo de objetos.

2- Os povos pagãos é que usavam amuletos e acreditavam em superstições, o que foi condenado por Deus:  “Certamente abandonaste o teu povo, os descendentes de Jacó, porque eles se encheram de superstições dos povos do leste, praticam adivinhações como os filisteus e fazem acordos com pagãos” (Isaías 2:6 – NVI).

3- Quando a pessoa troca a fé em Deus e a transfere para quaisquer coisas, configurando uma espécie de idolatria, é pecado  “pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!” (Romanos 1:25).

Ter objetos de estimação é a mesma coisa que usar amuletos?

4- Possuir objetos que gostamos, que temos estima, não é pecado. O pecado consiste em transformar algo em amuleto, achando que aquilo vai nos trazer sorte, nos trazer alguma vantagem ou nos dar algum poder. Nesse sentido, muitas pessoas têm transformado muitas coisas em amuletos.

Objetos que Deus consagrava na Bíblia eram amuletos?

5- Em várias passagens bíblicas, Deus mandou seu povo confeccionar objetos que facilitassem o culto a Ele. Temos, por exemplo, no tabernáculo, a arca da aliança, que era inclusive levada em algumas batalhas.

Mas a arca da aliança não é um amuleto, mas um objeto que simboliza a presença de Deus em meio ao povo.

Deus proibiu adorar adorar qualquer objeto ou imagem, pois Ele não aceita repartir sua glória com nada e com ninguém: “Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Isaías 42:8).

6- Chegamos à conclusão que  depositar fé em objetos, acreditando que ele tem qualquer poder, é um pecado.

No entanto, portar  algum objeto decorativo que não contrarie a palavra de Deus, não há problema nenhum.

Comentário


Warning: A non-numeric value encountered in /srv/app350.c63a7b26.configr.cloud/www/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353