Novo primeiro-ministro da Espanha se nega a jurar lealdade ao país sobre a Biblia

0
163
Foto: Internet

O novo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, dispensou os símbolos cristãos e jurou lealdade diante, apenas, da Constituição da Espanha. Membro do partido socialista, ele tomou posse no último sábado (29), substituindo o conservador Mariano Rajoy, derrubado com a aprovação de uma moção de censura pelo Parlamento.

Todos os outros primeiros-ministros que governaram o país após a restauração da democracia, em 1975, juraram lealdade com a presença da bíblia e crucifixo.

“Prometo, por minha consciência e honra, cumprir fielmente as obrigações do cargo de presidente do Governo, com lealdade ao rei, e guardar e fazer cumprir a Constituição como forma fundamental do Estado, assim como manter segredo das deliberações do Conselho de Ministros”, leu Sánchez, com a mão direita sobre um exemplar de 1978 da Constituição.

A atitude é coesa com as convicções pessoas de Sánchez que se define ateu e defende o fim do ensino religioso nas escolas públicas. Segundo ele, o Estado deve ser laico desvincular-se por completo de qualquer religião.

As informações são da BBC.

Comentário