Nível do Rio Negro chega a 28,76 m e fica a 18 cm da cota emergencial

0
363
Foto: Divulgação/Internet

 

No último dia 12, a cidade de Manaus declarou estado de emergência por conta da enchente. Faltam exatos 18 centímetros para o nível de o rio negro atingir a cota emergencial, a partir de quando áreas urbanas começaram a ficar inundadas.

Logo na primeira quinzena do mês de maio, o Rio Negro encheu 48 cm, e o rio está a poucos centímetros de atingir a cota de emergência, de 28,94 metros.

Por conta da cheia, Manaus entrou em situação de alerta. A capital é a trigésima cidade do Amazonas em alerta, e a previsão é que o rio alcance a marca máxima de 29,85, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

De acordo com os dados divulgados, a previsão é que a cota mínima seja de 29,05, e a máxima seja de 29,85 metros.

A cheia é diretamente influenciada pelas chuvas na Cordilheira dos Andes, e o Rio Negro influencia o Rio Solimões, quem também está em época de cheia. “Quem controla o Rio Negro é o Solimões. Se o Rio Negro está refletindo em uma cheia grande ela deve também deve acontecer em toda calha do Solimões de Tabatinga até o baixo Amazonas”,  disse, Marco Antônio, superintendente do CPRM.

Comentário


Warning: A non-numeric value encountered in /srv/app350.c63a7b26.configr.cloud/www/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 353