Neymar desvaloriza R$ 380 mi, e Jesus vira brasileiro mais caro, diz estudo

0
24

As equipes interessadas em contratar Kylian Mbappé precisam estar dispostas a gastar bastante dinheiro, uma vez que o jovem atacante do Paris Saint-Germain custaria impressionantes 265 milhões de euros, de acordo com um estudo baseado em algoritmos.

Neymar, também do PSG, detém a marca de negociação mais cara do futebol mundial devido à transferência do Barcelona por 222 milhões de euros em 2017 — um valor consideravelmente acima dos 180 milhões de euros que os campeões franceses pagaram ao Monaco para a contratação definitiva de Mbappé no ano seguinte.

De acordo com um algoritmo desenvolvido pelo CIES Football Observatory, com sede na Suíça, o valor de Mbappé, de 21 anos, disparou desde então, enquanto Neymar, de 27 anos, está atualmente avaliado em cerca de 100 milhões de euros.

O atacante inglês Raheem Sterling, do Manchester City, ficou em segundo no ranking ao ser avaliado em 223 milhões de euros, enquanto o atacante egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, ficou em terceiro, com valor estimado em 175 milhões de euros.

O argentino Lionel Messi vale 125 milhões de euros, e o português Cristiano Ronaldo, 80,3 milhões de euros, segundo o estudo.

O levantamento leva em consideração o desempenho dos jogadores por clube e seleção, idade, posição, liga onde joga e nível econômico do clube atual ao estimar valores de transferências de jogadores das cinco grandes ligas da Europa.

No total, 11 jogadores entre os 20 mais caros do mundo –com uma avaliação de pelo menos 100 milhões de euros– jogam em clubes do Campeonato Inglês, com o atacante do Tottenham Hotspur e capitão da Inglaterra, Harry Kane, em sexto lugar, com um valor de 150 milhões de euros.

O Liverpool tem três dos jogadores mais caros em suas respectivas posições: o goleiro Alisson, avaliado em 87 milhões de euros; o zagueiro Virgil van Dijk, que vale 93 milhões de euros; e o lateral Trent Alexander-Arnold, estimado em 110 milhões de euros.

Comentário