Na correria do dia, por vezes nos esquecemos de fazer o nosso devocional com Deus. Se pararmos para pensar é algo um pouco ingrato de nossa, já que é Ele quem nos proporciona o dia, a saúde, o emprego, os estudos e tantas outras coisas.
Depois de um dia cansativo de trabalho, geralmente, a vontade é ir direto para casa, tirar a roupa suada e tomar um banho demorado e reconfortante. Mas e aí? Onde entra seu devocional com Deus? Onde fica o momento para Ele? Hoje vamos te ensinar a transformar seu momento de lazer em devocional.
Sabia que leitura educa a alma, dá repouso ao corpo e desperta o espírito. A leitura ativa áreas da percepção, da memória e do pensamento, que no trabalho material não se usa comumente. A leitura melhora o vocabulário, a articulação das palavras, desperta para sensibilidades mais apuradas. Agora, pegue a Bíblia ou aquele livro evangélico ótimo que você comprou e nunca leu e comece a ler e sinta Deus falando com você. Ler não dói.
Eu te convido agora a meditar naquilo que você leu. Mas, você sabe o que quer dizer meditar? A Bíblia fala sobre isso “o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite” (Salmos 1:1,2). Meditar é o ato de você repetir para você mesmo aquilo que você leu e ao mesmo confortar sua alma com as palavras daquilo que você acabou de ler. Davi fazia isso constantemente. “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face” (Salmos 42:5). Note que Davi questiona a si mesmo, mas depois se ouve a reposta a sua alma.
O crente bem alimentado na Palavra de Deus é forte para vencer o cansaço cotidiano, as ofertas do mundo e as tentações do diabo. Se você quebrar a rotina, intercalando outros interesses com a prática da leitura, vai descobrir uma coisa maravilhosa: o prazer da leitura devocional.
Mas, se a leitura parece demais para você, comece aos poucos. Escute louvores que venham te edificar e te aproximar de Deus, louve cânticos espirituais que você já não cantava. Apague as luzes e escute em silêncio, mas não ligue a televisão, não corra para as redes sócias. Não! Não! Procure um tempo para Deus.