ÁBADO PELA MANHÃ, decidi substituir o dispositivo filtrante do filtro da cozinha lá de casa. Quando desmontei o aparelho e retirei o dispositivo, havia muita sujeira grudada nele. Dizem que a água que chega em nossas casas é potável… Tenho minhas dúvidas.
Embora a água da torneira seja “potável”, existem nela várias substâncias nocivas à saúde. E o filtro tem um papel fundamental para eliminar partículas e bactérias que os olhos não veem, mas que o organismo sente.
De forma semelhante, existem atitudes que podem contaminar nossa mente, ainda que não as consideremos necessariamente más.
Muitas pessoas já se acostumaram a mentir, a levar vantagem indevida sobre os outros, a flertar com o pecado, a viver só pela vaidade… E não se dão conta de que isso está destruindo suas mentes.
Muitas vezes, sofremos porque não conseguimos reconhecer o mal que praticamos. É neste cenário que a Palavra pode ser a nossa maior aliada. Como o autor de Hebreus disse, a Bíblia “é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
Quando você reflete sobre os ensinamentos bíblicos, o Espírito Santo traz à sua mente tudo aquilo que precisa ser transformado em sua vida. Aquelas atitudes que nem mesmo você reconhece são trazidas à tona para que haja mudança.
A Palavra funciona como um filtro que purifica pensamentos, ideias e emoções.
Não defina sua vida apenas pelo que você sente. Acredite, nem sempre nossos sentimentos são confiáveis. Por isso, ajuste-se aos princípios bíblicos; deixe a Palavra orientar suas escolhas.
Sua vida será como uma fonte de águas límpidas e cristalinas.
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:11