O fluxo de passageiros, entre embarques e desembarques, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes cresceu 35,6% em maio deste ano em relação a abril. Na comparação com igual mês do ano anterior o volume de pessoas que utilizaram o transporte aéreo, na capital, foi superior a 600%, segundo números da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Na soma entre embarques e desembarques, 138.840 pessoas chegaram ou saíram da cidade, em maio. Enquanto em abril, esse total foi de 102.381 passageiros.
Em maio de 2020, a movimentação de passageiros no aeroporto totalizou 19.615 turistas. Houve crescimento de 607%.
Em todos os períodos analisados, que envolvem maio e abril deste ano e maio de 2020, o quantitativo de embarque é superior ao número de desembarque. No último mês, 73.936 pessoas deixaram a capital, frente aos 69.904 desembarques.
O crescimento em relação ao volume de pessoas que deixaram Manaus foi de 35,5%, quando comparado a abril deste ano. Em relação aos embarques registrados em maio do ano anterior, período em que ocorreram 12.015 embarques, o aumento foi de 515%.
ABAV afirma que não há crescimento
De acordo com o vice-presidente de turismo emissivo da ABAV-AM, Jaime Mendonça Júnior, não houve crescimento, e sim retração do mercado. Ele afirma que os números da Infraero se referem à recuperação do fluxo de pessoas.
“Tivemos uma queda brusca da oferta de voos e o pânico da população em sair de suas casas. Temos um cenário que embora os voos internacionais continuem suspensos, temos mais de 70% dos voos nacionais e regionais reestabelecidos. Não há crescimento e sim retração do mercado, o que parece um grande crescimento trata-se apenas da recuperação do fluxo que já existia”, explica.
Fonte:
Texto: Priscila Caldas