Três norte-coreanos foram recebidos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na madrugada desta quinta-feira (10). Kim Sang-duk, Hak Song e Kim Dong-chul foram libertados na ontem (9), após negociação entre o secretario de Estado, Mike Pompeo, e o líder norte-coreano Kim Jong-un.
De acordo com a agência norte-coreana KCNA, Kim decidiu dar a libertação para os presos que possuíam nacionalidade norte-americana. Apesar da pouca divulgação, os missionários foram detidos por pregarem o evangelho, o que é considerado ato de traição na Coréia do Norte. Em agradecimento oficial, Song, Duk e Chul informaram gratidão pelo governo dos Estados Unidos. “Agradecemos a Deus e a todas as nossas famílias e amigos que oraram por nós e pelo nosso retorno”, acrescentou.
Os três detidos atuavam como missionários,. Chul foi preso em 2015 e foi acusado de “ espionagem”. Duk foi detido no dia 22 de abril de 2017, por supostamente ter cometido atos criminosos contra o governo norte-coreano, e Song foi preso no dia 06 de maio de 2017, acusado de cometer atos hostis, assim como Duk. Ambos eram professores na Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang, de acordo com o portal Gospel Prime.