Carter Blanched, morador do estado de Arkansas, nos Estados Unidos, descobriu que tinha vitiligo aos 5 anos quando a doença começou a afetar o seu rosto. O vitiligo causa manchas e a perda de pigmentação da pele e Carter desenvolveu os sintomas ao redor dos olhos, o que foi um golpe na auto-estima do menino. Porém, a descoberta de um labrador nas redes sociais que sofre da mesma doença mudou a forma com que Carter encarava as manchas em seu rosto.
“Eu li que o Rowdy tinha vitiligo e fiquei impressionada. Quando eu mostrei para o Carter, ele ficou muito feliz de ver um cão famoso por causa do vitiligo”, disse.
O “White Eyed Rowdy” (Rowdy dos olhos brancos, em tradução livre) é um labrador preto que foi diagnosticado com vitiligo e faz sucesso na internet. O seu perfil no Instagram tem mais de 67 mil curtidas. Assim como o menino, Rowdy também tem manchas brancas ao redor dos olhos.
A dona de Rowdy, Niki Umbenhower, criou perfis nas redes sociais e um site para o cachorro como uma forma de espalhar informações sobre vitiligo. Depois que a história dos dois foi compartilhada no “Katu”, um site de notícias americano, um leitor anônimo fez uma doação que permitiu o encontro de Carter com o cachorro no último domingo.