O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, pediu nesta terça-feira (1º) que o presidente Jair Bolsonaro se manifeste sobre a realização da Copa América de futebol no Brasil.
“Considerando a importância da matéria e a emergência de saúde pública decorrente do surto do coronavírus, bem como a urgência que o caso requer”, disse o ministro, que ainda determinou que sejam solicitadas prévias informações ao Presidente da República.
Segundo Conjur, embora o governo não tenha confirmado oficialmente a realização dos jogos, o presidente Jair Bolsonaro, em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, disse que o torneio deverá acontecer.
A decisão do ministro decorre de pedido de liminar enviado ao STF pelo Partido dos Trabalhadores, que solicita a suspensão de todas as tratativas e eventuais contratos e protocolos que possam ser firmados pelo governo federal com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para que o torneio aconteça no Brasil.
Além do PT, também o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ingressou com mandado de segurança contra a realização dos jogos. A possibilidade de promover a Copa América no Brasil, no momento em que o país vem apresentando aumento no número de casos da Covid-19, vem sendo combatida por especialistas em saúde pública e também por governadores que não querem sediar as partidas em seus estados.