32.3 C
Manaus
terça-feira, julho 1, 2025
InícioAmazonasLei do Comandante Dan tem espaço no I Simpósio de Segurança Pública...

Lei do Comandante Dan tem espaço no I Simpósio de Segurança Pública na Amazônia

Date:

Related stories

‘Brechó da Música em Manaus’, neste sábado, 14/6, alia criatividade e cultura do compartilhamento

Feira com entrada gratuita acontece a partir das 10h, na Morada do Sol

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...
spot_imgspot_img

Durante a realização do “I Simpósio de Segurança Pública na Amazônia, Estudos Científicos, Desafios e Avanços”, realizado nesta sexta-feira, 14, a Lei n.° 7.376/ 2025, que institui as diretrizes para planejamento e atuação integrada das Forças de Segurança Pública no Estado do Amazonas, estará em evidência. A normativa legal, de autoria do deputado estadual Comandante Dan (Podemos) permeia duas importantes palestras. A palestra do Prof. Dr. André Zogahib, Reitor da UEA, Universidade do Estado do Amazonas, que tem como tema “Planejamento Estratégico na Segurança Pública, bem como a palestra do coronel PM Vinícius Almeida, Secretário Estadual de Segurança Pública, que aborda “Desafios da Gestão da Segurança Pública na Região Amazônica”, têm uma interface significativa com a nova legislação, publicada em 14 de janeiro passado.

“Fomos procurados pelo tenente-coronel PM Ailton Santos, quando ele cursava a pós-graduação em Segurança Pública na UEA e pesquisava práticas que adotamos quando estivemos no comando da corporação policial militar, de 2008 a 2011. Quando ocupei a Seasge (Secretaria Executiva Adjunta de Segurança Integrada para Grandes Eventos), em 2013, aprofundei a experiência da integração entre as forças de segurança e outros parceiros. Dessa colaboração nasceu o projeto de lei, que não tenho dúvidas é um marco regulatório ao trabalho das forças de segurança pública com a sociedade civil. Sem a soma de esforços e o estabelecimento de áreas de atuação, para que não haja retrabalho ou sobreposição de competências, não se pode avançar. Nossa lei busca sistematizar esse processo”, declarou o deputado.

A lei de autoria do Comandante
Dan cria um Comitê Gestor
Integrado, consultivo, composto por representantes de cada uma das entidades de segurança pública do Estado do Amazonas, facultando e estimulando a ampla participação de representantes da sociedade civil, do Poder Judiciário e do Ministério Público. Entre as finalidades do Comitê, está monitorar a execução de estratégias de segurança pública integradas, para serem implementadas conforme planejado e alcançarem os objetivos estabelecidos. Outra finalidade importante é a promoção de sinergia entre as diversas entidades de segurança pública e outras instituições relevantes, fomentando o intercâmbio técnico e a partilha de informações essenciais, para melhor eficiência das operações.

O Comandante Dan, nome político adotado pelo coronel PM Dan Câmara, já foi comandante da PM e ex-integrante da primeira turma da Força Nacional. Atualmente ele está no exercício do primeiro mandato legislativo. O tenente-coronel Ailton é lotado no Tribunal Regional do Trabalho, no gabinete da presidência.

Comentário

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!