Lançado nesta sexta-feira (19), pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dois projetos, que garanti o atendimento mais rápido nos municípios do interior do Amazonas.
O “INSS DIGITAL”, faz com que o cidadão não tenha necessidade de ir a uma agência, para requerer seus benefícios, o Amazonas é o primeiro estado do País a receber o serviço, na ocasião também foi lançado a volta do “BarcoPrev”, projeto implanto em 2001, mas que estava inativo desde o fim de 2014.
Segundo informações do instituto, com a nova plataforma, o número de beneficiários deve aumentar de 32 para 800 mil, e os benefícios para o Estado vão além, a previsão é injetar mais de 5 bilhões na economia local, por meio da aposentadoria, salário-maternidade, benefícios assistenciais, auxilio-reclusão dentre outros.
Clizares Santana, gerente executivo do INSS, disse que atualmente, a maioria dos municípios não têm agência física. Em todo estado são 27 unidades, sendo sete só na capital, Manaus. Clizares ainda afirmou que “INSS DIGITAL”, vai gerar mais agilidade no atendimento à população. Os projetos foram implantamos por meio de um convênio com a
Associação dos Municípios do Amazonas, por intermédio do deputado federal, Silas Câmara.
O deputado Silas Câmara, tem o papel fundamental para a execução dos projetos, sua entrada no interior do Amazonas, reafirmou o compromisso, ajudando na implantação do novo sistema, e do retorno do “BarcoPrev”, e afirmou, “Sou o autor da emenda, e me orgulho de está apresentando esse projeto, que proporciona a volta dos barcos pelos rios do Amazonas e a execução do “INSS DIGITAL”, assim como o investimento na construção e reconstrução de agências físicas”, disse.