Inscrições para a II Corrida Contra o Preconceito esgotam em pouco mais de meia hora

0
28
Foto: À Critica

As mil vagas para a II Corrida Contra o Preconceito, abertas às 14h desta segunda-feira, 17/12, se esgotaram em pouco mais de meia hora. A previsão daPrefeitura de Manaus era de que a adesão acontecesse de forma gradual, até a tarde desta terça-feira, 18, quando o prazo estaria oficialmente encerrado. Entretanto, todas as 1.000 vagas da competição, que será realizada no próximo sábado, 22, no Complexo Turístico da Ponta Negra, zona Oeste, às 6h30, com um percurso total de 5km, já haviam sido preenchidas antes das 14h40.

Com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o evento é parte das comemorações do Dezembro Vermelho, um conjunto de ações em saúde e educação que visa conscientizar e prevenir a população sobre os perigos da Aids. O nome é uma alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, ocasião em que o mundo volta as suas atenções, para a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids). A doença, que ainda não tem cura, é uma das que mais afetam as populações no mundo inteiro, e inspira ações constantes de prevenção e controle, devido à facilidade de contaminação por meio do ato sexual sem proteção.

Os participantes agora precisam comparecer ao Centro Social Urbano (CSU) do bairro Parque 10 de Novembro, na próxima quinta-feira, 20, para retirarem os kits que dão direito à participação na prova. A distribuição acontecerá entre às 8h e às 17h. É necessário doar uma lata de leite de 400g, para poder receber o material.

Para a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa, Marinéia Ferreira, a rápida adesão mostra o apoio da sociedade no combate ao preconceito associado à doença, bem como uma preocupação positiva com a prática esportiva. “É um número expressivo de pessoas que se inscreveram rapidamente, o que reflete o sucesso das iniciativas relacionadas ao esporte. Mas também diz respeito a uma questão bem pontual, que é o Dezembro Vermelho, as ações de conscientização e informação sobre a Aids. A corrida tem como principal objetivo esclarecer, informar, chamar a atenção para a prevenção dessa doença, e acabar com o preconceito que, infelizmente, ainda cerca as pessoas infectadas. Vamos lembrar à população que Aids não se pega com um beijo, com um abraço, e que as pessoas que têm a doença podem levar uma vida perfeitamente normal, bastando tomar os medicamentos regularmente”, informou Marinéia.

Ainda segundo ela, durante a prova, haverá uma barraca onde será feita a distribuição de preservativos. Profissionais da Semsa também farão esclarecimentos sobre a doença ao público presente.

Comentário