A Igreja Ortodoxa da Rússia pediu ao clero para que deixe de benzer as armas de destruição em massa e de ação indiscriminada. A ação polêmica tem sido uma tradição em diversas religiões, mas é criticada por diversos cristãos. Ao longo das últimas décadas, os papas ortodoxos russos abençoaram todos os tipos de armas inclusive aviões de combate, mísseis antiaéreos e mísseis nucleares.
Mas o Santo Sínodo, após receber pedidos de reclamações sobre a prática, decidiu cessar as bênçãos para armas de destruição em massa e indiscriminada.
– O rito de benzer qualquer tipo de arma que leve à morte de um número indeterminado de pessoas, incluindo armas de destruição maciça, deve ser excluído da prática pastoral, pois isso não está de acordo com as tradições da Igreja Ortodoxa – informou a instituição.
A bênção, ainda segundo a igreja, é apropriada no caso do transporte terrestre, naval ou aéreo, já que neste caso “não são benzidos canhões, mísseis ou sistemas de bombardeio, e sim a proteção dos soldados”.
– A oração pelos soldados é uma prática estável da Igreja. É rezada tanto nas cerimônias diárias como durante o combate. A bênção do guerreiro para que cumpra o serviço militar corresponde às tradições da Igreja – conclui.
*Com informações da Agência EFE