O templo da Igreja Evangélica Luterana de São Paulo teve grande parte da estrutura danificada durante a madrugada da última terça-feira, quando um prédio ao lado foi atingido por um incêndio, causando um desabamento.
Ocupado ilegalmente por integrantes de movimentos sociais, o prédio era considerado patrimônio histórico, Cultural e Ambiental, assim como o templo religioso. De acordo com o pastor Frederico Carlos, da Igreja Evangélica Luterana, uma parte da história de São Paulo foi perdida. “Praticamente sobrou o altar e a torre da igreja. Uma patê da história de São Paulo se foi˜, lamentou.
Localizada em uma região chamada popularmente de “centro velho da capital”, a igreja foi inaugurada em 1908 e foi a primeira confeccionada por um dos maiores vitralistas do pais. “Todo o telhado da igreja foi comprometido, o forro de madeira original, a parede direita com vitrais que foram confeccionados por um dos maiores vitralistas do Brasil. Foram preciosidades artísticas que se perderam. 80% no mínimo do prédio foi atingido. Não sei como está o órgão de 100 tubos, da mesma idade da igreja”, relatou pastor Frederico em entrevista para o Bom Dia Brasil, telejornal da Rede Globo.
Luiz Roberto Silvado, presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB), afirmou, em vídeo publicado em uma rede social, incentivou os cristãos a continuarem orando e contribuindo. “Contribua e ore por todos envolvidos nesta tragédia e pelos que estão ajudando”