Há cinco meses, a Igreja Episcopal Anglicana liberou seus líderes para celebrar o casamento entre pessoas do mesmo sexo em suas denominações. No último dia 24 a primeira união desse formato foi celebrada.
Duas fiéis decidiram se casar na igreja, e tiveram a união oficializada em uma fazenda, localizada em São Bernardo do Campo (SP). O padre Arthur Cavalcanti, responsável pela paróquia da Santíssima Trindade, solenizou o casamento.
Ao G1 o religioso declarou que a Igreja Anglicana tem a sensibilidade com as questões do mundo moderno como característica, “mas sempre dialogando com a tradição antiga, estudando os textos bíblicos”.
As noivas Erika e Allana disseram que no início pensaram até em estar pecando, ao assumirem a posição gay em suas vidas. Mas que depois foram esclarecidas pelo líder religioso que não: “Cheguei a me questionar se eu estava em pecado, mas o pastor Arthur esclareceu que na Bíblia não há outra regra além do amor ao próximo e o distanciamento do ódio”, declarou uma.
A discussão sobre poder ou não celebrar casamento gay na Igreja Episcopal Anglicana começou a ser debatido nos EUA, cerca de 20 anos atrás. Mas seu desfecho veio apenas este ano, com uma votação expressiva: 57 votos favoráveis, contra 3 contrários.