Igarapés de Manaus passam por limpeza nesta segunda (5)

0
426
Foto: Robervaldo Rocha (CMM)

Seis igarapés, localizados em áreas distintas nas zonas Sul, Leste e Oeste da cidade, passam por limpeza nesta segunda-feira, 05/03. Equipes da Prefeitura de Manaus, que somam mais de 80 trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), atuam na capinação dos entornos, praças e encostas e na limpeza do leito dos rios.

A orla do São Raimundo e Manaus Moderna, na zona Sul da cidade, é uma das áreas que recebem limpeza diária. “Por se tratar de uma região de alta movimentação, inclusive de embarcações, esse local recebe atenção especial da limpeza pública. É uma das prioridades do prefeito Arthur Virgílio Neto organizar e manter limpas as margens do rio”, explicou o subsecretário operacional da Semulsp, José Rebouças.

O igarapé da Cachoeirinha, também na zona Sul, movimenta uma equipe de 36 servidores. No local, o trabalho, que já dura 15 dias, percorre todo o canal, retirando lixo do leito do rio e capinando as praças do entorno. “Na Cachoeirinha também mantemos um serviço frequente. Nessa área há problemas com lixeiras viciadas, o que faz com que mais resíduos acabem indo para o igarapé, mas estamos fazendo a limpeza”, comentou o subsecretário.

Na zona Oeste, as equipes levam limpeza à Marina do Davi e igarapé da Cachoeira Alta (Tarumã). “A região da Cachoeira Alta, antigo cartão-postal da cidade, sempre passa por limpeza. Dessa vez, o trabalho envolve capinação em todo o entorno, deixando a praça limpa e a estrada de acesso com o gramado bem aparado”, disse Rebouças.

O trabalho segue também no igarapé da Rua Coronel Graciliano, Novo Reino II (Bairro Gilberto Mestrinho), na Zona Leste de Manaus.

Balanço

 

No ano passado, cerca de 1.500 ações de limpeza de igarapés foram realizadas pela Prefeitura de Manaus. O serviço retirou mais de 8 mil toneladas de dentro dos leitos que cortam a cidade. No total, a limpeza percorreu 374,7 quilômetros de extensão de rios.

Jardinagem e capinação

A Prefeitura também está intensificando o trabalho de embelezamento da cidade com serviços de jardinagem, corte e poda e capinação que avançam em praças e avenidas, melhorando ambientes e valorizando as áreas públicas.

Na segunda-feira, 05/3, equipes de jardinagem da Semulsp cumpriram roteiro no Centro Social Urbana (CSU) do Parque 10 (zona Centro-Sul); Rua Brasília (Morro da Liberdade), zona Sul; Campo da Sesau (Morro da Preguiça, Japiim), zona Sul; cemitério Nossa Senhora Aparecida (zona Oeste) e na BR-319 (Distrito Industrial), zona Sul.

Já a capinação, que mobiliza a maior parte dos trabalhadores da limpeza pública, divide os trabalhos no mutirão de limpeza, que avança pela comunidade José Bonifácio, localizada dentro do bairro Nova Cidade (zona Norte) e a avenida General Rodrigo Otávio (zona Sul). “O mutirão de limpeza conta com 70 trabalhadores. Outros 130 funcionários se dividem nos demais roteiros de capinação espalhados pela cidade. A ideia é avançar na limpeza mesmo enfrentando o começo da estação das chuvas. O prefeito Arthur Virgílio Neto prioriza o trabalho nos bairros, intensificando a capinação da cidade nesse período”, explicou o coordenador das equipes de limpeza da Semulsp, Laurimar Costa.

O Boulevard Álvaro Maia (Zona Centro-Sul) e a avenida Bartolomeu Bueno da Silva são mais dois locais que recebem equipes de jardinagem e poda, neste começo de semana.

Comentário