Devido a vazante no rio Negro, o distrito de Cacau Pirêra, do município de Iranduba, vem sofrendo prejuízos econômicos, pois a população ribeirinha depende do comércio em torno do porto com a travessia fluvial de lanchas e da venda de peixes, produtos agrícolas e café regional na feira.
Além disso, a população enfrenta a escassez de água potável – devido a descida das águas – e sofre com a fumaça das queimadas em áreas de agropecuária, gerando outros problemas sociais e de saúde púbica.
“Sofremos com a seca. Temo que as famílias dos trabalhadores que dependem do porto fiquem desamparadas”, disse o representante da Cooperativa de Transportes de Passageiros Fluvial de Iranduba Manaus (Cotpafim), Damião Morais.
O presidente da Associação dos moradores do Cacau Pirêra, Leonardo Lopes, afirmou que devido à grande seca tudo parou e cada embarcação chega a perder em média R$ 6 mil por dia. Por isso a população de Cacau Pirera ficou enfraquecida.
Ação Jovem
Para promover mudanças no cotidiano da comunidade, a iniciativa social “Ação Jovem” é realizada neste domingo (1º), nas instalações do Centro de Promoção Humana do Cacau Pirêra, na rua do Comércio, em frente ao Corpo de Bombeiros, das 8h às 15h.
Serão cerca de 25 profissionais e 300 jovens voluntários entre 16 a 36 anos que levarão as famílias carentes atendimentos gratuitos de saúde, social, educativo, jurídico e religioso.
Ocorrerão ações sociais como atendimento com profissionais nas áreas de clínico geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, neurologia, além de outros profissionais em psicologia, odontologia, nutrição, em prótese e outros
Também haverá palestras socioeducativas sobre saúde e saneamento, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente; atividades recreativas para as crianças com pedagogos; apresentação de Fanfarra; será montada a Farmácia Comunitária com a entrega gratuita de remédios básicos; aferição de pressão e dosagem de glicose com uma equipe de enfermeiros; atendimento jurídico com advogados; atendimento espiritual e aconselhamento familiar com líderes religiosos.
O mutirão social será organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que visa oferecer qualidade de vida, informação e apoio as famílias da comunidade de Cacau Pirêra.
“Nosso objetivo é ajudar as pessoas com amor, oferecendo o melhor que temos, levando esperança através de alternativas saudáveis e econômicas para uma vida melhor”, declarou o organizador do evento, Anderson Carneiro, que mobilizou jovens adventistas voluntários para este mutirão.
Segundo Carneiro, além de impactar a comunidade de Cacau Pirêra, a iniciativa incentiva a juventude a praticar o bem com atitudes transformadoras, concretizando assim o lema “tudo por uma vida”.
Acampamento
O mutirão social “Ação Jovem” ocorrerá durante o período do Acampamento de Jovens Adventistas, instalado entre os dias 29 de outubro a 2 de novembro, que reunirá cerca de 3,5 mil acampantes na pista de arrancada Amazonas Motorpark, na rodovia AM-070 Manoel Urbano, no Km 6,5, em Iranduba.
Durante o evento Acampja, muitas atividades espirituais, físicas, intelectuais e sociais estarão acontecendo com os participantes, entre elas a Ação Jovem em Cacau Pirêra.
*Com informações da assessoria de imprensa