Manaus/AM – Mais 21 pessoas em situação de rua foram acolhidas no Abrigo Emergencial Temporário, montado para proteger esse público da infecção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. O espaço foi aberto no dia 25 de fevereiro deste ano e é coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
Antes do acesso ao Abrigo Emergencial, as pessoas em situação de rua passam por testes rápidos para Covid-19, HIV e tuberculose, realizados por equipes especializadas. A triagem ocorre na sede da Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Católica Nova e Eterna Aliança, Rua Visconde de Mauá, 339, Centro de Manaus.
Após a coleta, é preenchida a ficha social com os dados do solicitante, e ele é informado sobre as regras de convivência do abrigo. Caso aceite e não teste positivo para o novo coronavírus, deve assinar um termo de comprometimento, recebendo então uma fita azul, que garante a entrada no local. Em seguida, ele é levado até o espaço em um ônibus.
O Abrigo Emergencial Temporário possui capacidade para atender até 150 pessoas da população em vulnerabilidade e, atualmente, tem 55 pessoas. O abrigo funciona 24 horas com oito estruturas de tendas, abrangendo 800m².
No local, os acolhidos contam com dormitórios, refeitórios e banheiros, recebem seis refeições diárias e têm acesso a atividades culturais, palestras, atendimento psicossocial, além de acesso à documentação civil. As atividades são realizadas por servidores do corpo técnico da Sejusc e por OSCs que atuam no espaço.