Governador do Amazonas, José Melo, apresenta conceito de rodovia sustentável da BR-319 ao presidente Michel Temer

0
509
FOTO:JOEL ARTHUS / SECOM

Em reunião com o presidente Michel Temer, em Brasília, o governador do Amazonas, professor José Melo, apresentou, nesta quinta-feira, 9 de março, o projeto defendido pelo Governo do Amazonas para a BR-319 (Manaus-Porto Velho). Também participaram da reunião, no Palácio do Planalto, o senador Omar Aziz e os deputados federais Atila Lins, Silas Câmara, Pauderney Avelino e Conceição Sampaio.

 Baseado no conceito de Rodovia Sustentável e Corredor de Desenvolvimento Econômico, o modelo defendido por Melo busca retirar o Estado do isolamento em relação ao resto do país, facilitar o escoamento da produção agrícola e criar uma alternativa logística mais barata para as empresas da Zona Franca de Manaus.

Segundo o governador, a proposta com base no conceito de estrada sustentável, foi construída com a participação de ambientalistas e de órgão federais.  “Nosso estado tem a maior floresta do mundo, com 1,5 milhão de quilômetros quadrados, dos quais 97% preservados e até hoje não temos o direito de nos comunicarmos com o resto do País por essa via. Agora, conseguimos construir, com a ajuda dos ambientalistas, com o Ministério do Meio Ambiente e o Governo Federal , o conceito de estrada sustentável, onde o trecho do meio, que possui a maior biodiversidade que eu conheço, será totalmente preservado”, afirmou o governador.

José Melo defende que o asfaltamento da BR-319 vai reduzir drasticamente os custos logísticos da Zona Franca de Manaus e ainda facilitar o escoamento da produção rural do Amazonas, fortalecendo a Matriz Econômica Ambiental. “Do jeito que ela foi aprovada, a BR–319 não tem mais nenhum entrave. O que temos que fazer agora é cumprir dois dispositivos da lei, uma audiência pública com as pessoas que moram no entorno e também resolver a questão dos sete povos indígenas, que estão bem distantes da estrada. Feito isso, não haverá nenhum obstáculo”, completou.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação Social

Comentário