Governador do AM diz não ter previsão de chegada nem quantidade de novas doses de vacina contra a Covid

0
0

O governador Wilson Lima disse que o Amazonas deveria receber novas doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira (15). No entanto, o Ministério da Saúde ainda não sinalizou a chegada dos imunizantes nem a quantidade.

“Ainda não temos a previsão de quantas doses vamos receber, porque o Ministério não nos informou ainda”, afirmou Lima.

G1 questionou o governador sobre o repasse de novos lotes de vacina à prefeitura de Manaus, que suspendeu a vacinação na capital devido à falta do imunizante. Na capital, apenas a segunda dose está sendo aplicada, já que não há vacinas disponíveis para a primeira aplicação.

“Nós estamos recebendo hoje ou havia uma expectativa de receber doses hoje [quinta-feira]. Ainda não conversei com o pessoal da Vigilância em Saúde, mas ao longo do dia devemos ter uma sinalização já que havia o compromisso do governo federal em fazer esse envio”, explicou.

Mesmo sem a previsão de chegada das vacinas, o governador disse que deve se reunir com a equipe da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) para decidir como o governo vai ajudar Manaus a retomar a imunização das pessoas a partir de 20 anos.

“Vamos estar discutindo estratégias para a cidade de Manaus, levando em consideração esse quantitativo que devemos receber para que a gente possa estar continuando a vacinação aqui”, informou.

Apesar da suspensão da imunização na capital do estado, Lima garantiu um novo mutirão de vacinação no sábado (17), nos municípios de Manaquiri, Careiro da Várzea e Careiro Castanho.

“De qualquer forma estamos fazendo esses mutirões no interior para aumentar esse percentual de pessoas imunizadas”, falou.

Enquanto isso, Manaus segue aplicando apenas a segunda dose daqueles que têm o serviço agendado para esses dias. Um recorte do G1 mostra, inclusive, que apesar de já estar vacinando os jovens, a capital tem cerca de 15% de pessoas totalmente imunizadas, ou seja, que já tomaram as duas doses da vacina.

Fonte: G1

Comentário