23.3 C
Manaus
sábado, julho 5, 2025
InícioManausFeira de Ciências da rede municipal tem exposição de mais de 30...

Feira de Ciências da rede municipal tem exposição de mais de 30 projetos científicos

Date:

Related stories

‘Brechó da Música em Manaus’, neste sábado, 14/6, alia criatividade e cultura do compartilhamento

Feira com entrada gratuita acontece a partir das 10h, na Morada do Sol

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Lula pede que ONU assuma nova missão de paz no Haiti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...

Governo publica conjunto de medidas alternativas ao IOF; veja mudanças

O governo federal publicou, na noite desta quarta-feira (11), um...
spot_imgspot_img

Trinta e cinco projetos científicos foram expostos durante a 6ª edição da Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental da rede municipal de ensino, que neste ano tem como tema “Ciência para Redução das Desigualdades: Projetos Educacionais Sustentáveis”. O evento aconteceu nesta sexta-feira, 30/11, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), contou com a participação de mais de 200 alunos nas modalidades da Educação Infantil, Ensino Fundamental 1 e 2, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1° e 2° segmentos e Educação Indígena.

Os trabalhos apresentados na feira tiveram de passar por outras etapas, como a classificação nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) da secretaria. A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, participou do evento, visitando todos os estandes e destacou a valorização que a Prefeitura de Manaus dá ao estudo científico.

“A prefeitura tem apostado em uma educação de qualidade e a Semed tem o papel de traçar metas e objetivos para que isso seja alcançado. Nossos alunos desenvolveram durante todo o ano letivo projetos científicos visando a sustentabilidade do Meio Ambiente. O aprendizado não fica só na escola, eles levam para a família e para a comunidade. Com isso, no futuro, teremos pessoas mais preocupadas com o tema”, explicou Euzeni.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão de 17 professores das redes municipal e estadual de ensino. Cada professor ficou responsável por avaliar individualmente cada projeto. A assessora pedagógica da Educação Especial, Ozivane Santos, ficou surpresa com a organização e desempenho dos alunos da Educação Especial. “Eu estou surpresa com o nível dos trabalhos apresentados, principalmente pelos alunos da Educação Especial. Eles estão superando as suas limitações e estão se apresentando muito bem, explicando como o projeto foi feito, as dificuldades encontradas durante o percurso”, comentou Ozivane.

Premiação

Alunos e professores que alcançarem o 1°, 2º e 3° lugares serão premiados com troféu, medalhas e prêmios variados. Os alunos do 4º e 5º da Escola Municipal Escritor Lima Barreto, no Tarumã, zona Oeste, desenvolveram o projeto voltado para o uso racional da energia elétrica.

De acordo com a estudante do 5° ano, Lyz Brenda Frota, 10, a ideia do estudo se deu após discussões dentro de sala sobre o desperdício da energia elétrica em casa e o prejuízo que isso causaria ao meio ambiente. “Nós vamos compartilhar o que aprendemos com esse projeto. Precisamos diminuir o uso da energia elétrica. Não podemos pensar só na gente, mas em toda sociedade. Eu evito deixar aparelhos elétricos ligados sem necessidade e explico isso para os meus pais”, disse ela.

Comentário

Subscribe

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Latest stories

spot_img

Deixe uma resposta

error: Content is protected !!