FCecom quer diminuir as estatísticas de câncer no Amazonas

0
2
Foto: Reprodução/Internet

Em entrevista nesta quarta-feira (14), o diretor-presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecom), o médico mastologista Gerson Mourão, aconselhou a população a seguir um modelo de vida saudável para evitar o diagnóstico de câncer e destacou que planeja, à frente da Fundação, derrubar as estatísticas da doença no Amazonas.
“Se você viver até 100 anos, você tem uma chance altíssima de ter câncer de mama. Isso não dá para mudar, mas a mudança seria que se descubra o tumor preservando a mama e salvando a vida, essa é a proposta da mamografia. Para o câncer no colo do útero, nós vamos extinguir, assim como foi feito na Austrália, com a vacina eles conseguiram controlar”, avaliou Mourão.

Prevenção é o caminho

Gerson destaca que, recentemente, esteve reunido com o secretário municipal de educação, Pauderney Avelino, e, na ocasião, conversou sobre a vacinação de jovens na capital. “Pedi a ele que a vacinação volte para as escolas, pois se toda essa geração for vacinada não terá cancer de colo de útero”.
Conforme o diretor-presidente da FCecom, existe uma coisa que é iminentemente dependente da ação do cidadão. “O cidadão tem que ter responsabilidade com ele. Eu fui irresponsável, fumava, bebia, não me exercitava. Tá aqui um exemplo clássico de um erro de estilo de vida”. Cânceres do pulmão e de bexiga podem estar relacionados ao fumo. Câncer do colo tá relacionado ao HPV [sigla em inglês para Papilomavírus Humano]. Quem se alimenta mal, dorme mal, não se exercita, tem a possibilidade maior de desenvolver câncer”, explica o médico.
Ao fim da entrevista, Gerson diz que a mensagem que fica é de orientação. “Faça seu preventivo, quando iniciar sua vida sexual, faça sua mamografia depois dos 50 anos e faça seu toque retal. São esses os elementos que a medicina moderna oferece aos cidadãos para salvar vidas, mas a responsabilidade maior é do cidadão quando não fuma e não bebe”, finaliza.
 
Fonte: Real Time 1

Comentário