Dez brasileiros que moram nos Estados Unidos, entre eles uma mulher, foram presos pelo FBI nesta quinta-feira (13), acusados de participarem de uma organização criminosa que criava e vendia contas falsas para motoristas e entregadores de aplicativos que não estavam aptos a prestar estes tipos de serviços.
Além dos brasileiros presos, a polícia ainda procura por outros nove que conseguiram fugir. De acordo com a justiça americana, além de usar para criar as contas falsas, o grupo roubava dados dos cliente que eram atendidos pelos entregadores que compravam as contas:
“Milhões de nós contam com esses serviços todos os dias para transporte e para a entrega de refeições e mantimentos em casa. Eles são uma parte importante da economia, especialmente agora. Alegamos que os conspiradores se aproveitaram disso para roubar as identidades dos clientes ao fazer entregas e usar essas identidades roubadas para configurar contas fraudulentas”, diz uma nota divulgada pelo procurador Nathaniel R. Mendell.
Os criminosos também agiam usando robôs para falsificarem localizações por GPS. Mendell classificou o esquema como “extenso” e disse que mais de 2 mil pessoas foram vítimas dos brasileiros. Cinco empresas também foram diretamente afetadas.
A organização operava em todo o país há pelo menos dois anos e seus integrantes podem pegar até 20 anos de prisão por esquema de fraude financeira e conspiração. O prejuízo causado pelos suspeitos não foi divulgado, mas o FBI divulgou os nomes de todos os presos até o momento, bem como os locais onde cada um morava, confira:
1- Alessandro Felix Da Fonseca, 25, residente em Revere, Massachusetts
2- Altacyr Dias Guimarães Neto, 34, residente em Kissimmee, Flórida;
3- Bruno Proencio Abreu, 28, residente em Saugus, Massachusetts;
4- Clovis Kardekis Placido, 37, residente em Citrus Heights, Cali;
5- Edvaldo Rocha Cabral, 41, residente em Lowell, Massachusetts;
6- Flavio Candido Da Silva, 35, residente em Revere, Massachusetts;
7- Guilherme Da Silveira, 28, residente em Revere, Massachusetts;
8- Jordano Augusto Lima Guimarães, 34, residente em Salem, Massachusetts;
9 – Priscila Barbosa, 35, residente em Saugus, Massachusetts;
10- Wemerson Dutra Aguiar, 25, residente em Lynn e Woburn, Massachusetts;