O Brasil possui cerca de 9,7 milhões de pessoas com alguma deficiência auditiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados no censo de 2010. Entretanto, apenas cerca de 200 igrejas do país realizam trabalha de evangelização efetiva com essas pessoas, de acordo com a Assenos (Associação Evangélica Nacional de Obreiros com Surdos).
Visando buscar uma saída para essa realidade, o casal Gesiel e Kérima Santana, especialistas há mais de dez anos no Ministério com Surdos, criaram a plataforma online Libras A2, que oferece cursos mesmo para os que não podem frequentar um curso presencial.
“Nós percebemos que a demanda começou a aumentar tanto dentro como fora da igreja. Mas a dificuldade maior estava na distancia e o horário. As aulas presenciais acontecem geralmente em locais muito longe para muitos e as turmas eram oferecidas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e outras capitas, geralmente em eventos distantes para boa perte dos brasileiros”, disse Gesiel Santana.
Eles ainda explicam que a iniciativa vai muito além de aprender o alfabeto na língua de sinais. “É necessário construir um departamento com diversos cargos e atribuições, materiais adaptados de uma maneira bem visual e criativa além do preparo de estratégias para evangelizar um surdo de maneira mais visual possível. Toda uma estrutura é necessária e isso é o que estaremos oferecendo em nosso curso”.
Para os organizadores do projeto, o esforço em ensinar a comunidade local a trabalhar com deficientes auditivos deve ser e toda a congregação. “ Toda a igreja vai precisar abraçar esse ministério. O que é algo fantástico pois engloba todo o corpo”, contou.