O último dia da fase de grupos da Eurocopa-2020 promete. Nesta quarta-feira tem Portugal contra França, numa espécie de reedição da última decisão em 2016, as campeãs mundiais Alemanha e Espanha ainda lutando por vaga nas oitavas de final, e todas as oito seleções que vão entrar em campo seguem com chances de classificação. Quem vencer, continua no torneio.
Atual campeã da Euro, a seleção de Portugal precisa apenas de um empate para avançar às oitavas de final, sem depender de outros resultados. A França já está garantida. As equipes eram consideradas as favoritas da chave antes do torneio começar e podem terminar assim.
Só que ambas vêm de exibições ruins. Os franceses por pouco não perderam para a Hungria, e os portugueses sofreram uma virada de 4 a 2 da Alemanha. A expectativa é por um grande jogo na Arena Puskás, num horário de menos calor em Budapeste (16h de Brasília) — o SporTV transmite com exclusividade, e o ge acompanha em Tempo Real.
— Após analisarmos o jogo contra a Alemanha, chegamos à conclusão de que não jogamos o estilo português. Alguma coisa está errada, quando um time que só sofreu três gols uma vez nas últimas 58 partidas, leva quatro pela primeira vez. É necessário atacar e defender bem — comentou o técnico Fernando Santos, em entrevista coletiva.
O treinador português acredita que a França jogará de uma maneira diferente da que tem feito até agora na competição. E o seu colega Didier Deschamps confirmou que haverá mudanças, de peças e de estratégia.
— Fiz uma mudança entre o primeiro e o segundo jogo, e devo fazer mais para o terceiro. Acredito que o nosso oponente pode fazer o mesmo. Estamos garantidos nas oitavas de final, o que nos dá certa tranquilidade, e não invalida a nossa ambição — disse Deschamps.
Desde a decisão da última Eurocopa, vencida por Portugal, essas seleções se enfrentaram outras duas vezes, pela fase de grupos da Liga das Nações. No primeiro confronto, 0 a 0 no Stade de France, em Paris. No segundo, vitória francesa por 1 a 0, no Estádio da Luz, em Lisboa, e vaga garantida nas semifinais do Nations League.
Portugal x França – Prováveis escalações
Portugal: Rui Patrício; Nélson Semedo, Rúben Dias, Pepe e Guerreiro; Danilo, Renato Sanches e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Diogo Jota e Cristiano Ronaldo.
Pendurados: Rúben Dias.
França: Lloris; Koundé, Varane, Kimpembe e Hernández; Pogba, Kanté e Tolisso; Griezmann, Benzema e Mbappé.
Pendurado: Pavard.
O cenário do “grupo da morte” nesta terceira rodada é o seguinte: a França lidera o Grupo F com quatro pontos, Alemanha e Portugal têm três, e a Hungria apenas um. Portanto, os alemães precisam apenas de um empate para passar de fase. Aos húngaros, só a vitória serve.
O meia-atacante Thomas Müller não participou do treino de véspera e pode ser poupado da partida desta quarta-feira. Por outro lado, a atividade da seleção alemã teve as presenças do zagueiro Mats Hummels e dos meio-campistas Ilkay Gündogan e Toni Kroos, que haviam ficado fora no dia anterior.
Depois de duas rodadas em casa, diante de mais de 55 mil torcedores na Arena Puskás, a seleção da Hungria terá de fazer mais do que o empate com a França. A bola rola às 16h (de Brasília) na Arena de Munique — o SporTV transmite ao vivo, e o ge acompanha em Tempo Real.
Alemanha x Hungria – Prováveis escalações
Alemanha: Neuer; Ginter, Hummels e Rüdiger; Kimmich, Gündoğan, Kroos e Gosens; Sané, Gnabry e Havertz.
Pendurados: Ginter, Havertz e Kimmich.
Hungria: Gulácsi; Botka, Orbán e At. Szalai; Négo, Kleinheisler, Ádám Nagy, Schafer e Fiola; Ád. Szalai e Sallai.
Pendurados: Botka, Négo e Orbán.
A situação é igualmente complicada — e por isso emocionante — no Grupo E. Tanto que a Espanha, outrora favorita ao primeiro lugar da chave, está na terceira posição, com apenas dois pontos. A seleção espanhola continua na Eurocopa-2020 se vencer a Eslováquia, ou se empatar e a Polônia não derrotar a Suécia.
O momento provoca questionamentos sobre a permanência de Luis Enrique no comando, e o treinador disse que entenderia ser demitido em caso de eliminação. A expectativa é por várias mudanças no time, que só marcou um gol até agora na competição, como as entradas de Busquets e Azpilicueta.
— Nós vamos jogar do mesmo jeito que outras equipes que ainda não se classificaram. Tenho muito orgulho de treinar a seleção do meu país. Vendo como estou aqui hoje, quero seguir, no meu ritmo, nesse progresso. Tenho contrato até depois da Copa de 2022 e não tenho a intenção de não cumpri-lo — declarou Luis Enrique.
Nos últimos grandes torneios que disputou, a Copa do Mundo de 2010 e a Euro-2016, a Eslováquia chegou ao final da fase de grupos precisando de resultado e conseguiu. O empate com a Espanha no Estádio La Cartuja de Sevilla deve bastar. Para o técnico Stefan Tarkovic, isso dá uma “vantagem mental” em relação ao adversário.
Eslováquia x Espanha – Prováveis escalações
Eslováquia: Dúbravka; Pekarík, Šatka, Škriniar e Hubočan; Kucka e Hrošovský; Haraslín, Hamšík e Mak; Duda.
Pendurados: Dúbravka, Duda, Hubočan e Weiss.
Espanha: Unai Simón; Azpilicueta, Laporte, Pau Torres e Gayà; Llorente, Busquets e Thiago Alcântara; Gerard Moreno, Morata e Traoré.
Pendurados: Pau Torres e Rodri.
O outro jogo decisivo do Grupo E, também às 13h (de Brasília), será entre Suécia e Polônia, na Arena Zenit, em São Petersburgo — o ge transmite a partida ao vivo, de graça na web. Líder já classificada para as oitavas contra a lanterna da chave.
Terminar a fase de grupos na primeira posição garantirá à seleção sueca mais um dia de descanso (a próxima partida seria na terça-feira). Para isso, precisa vencer ou torcer por um empate entre Eslováquia e Espanha.
Se houver um empate triplo entre eslovacos, suecos e poloneses, todos com quatro pontos, as posições vão ser determinadas pelos confrontos diretos entre eles. Mas para isso a Polônia precisa vencer, algo que ainda não fez nesta Eurocopa.
— A Suécia tem um time muito maduro, que se defende muito bem. Eles sofreram apenas um gol nos últimos sete jogos, têm uma das melhores equipes em interceptações e roubadas de bola. Trata-se de uma das melhores seleções em contra-ataque. Será muito difícil, mas temos algumas ideias — comentou o técnico Paulo Sousa.
Suécia x Polônia – Prováveis escalações
Suécia: Olsen; Lustig, Lindelöf, Danielson e Augustinsson; S. Larsson, Ekdal, Olsson e Forsberg; Isak, Quaison.
Pendurados: Lustig e Olsson.
Polônia: Szczęsny; Bereszyński, Bednarek e Glik; Jóźwiak, Moder, Krychowiak, Zieliński e Puchacz; Lewandowski e Świderski.
Pendurados: Jóźwiak, Klich, Lewandowski e Moder.
Fonte: GE