No próximo sábado (20/01) a escoteira, Ana Carolina de Lima Rodrigues, integrante do Movimento Escoteiro no Amazonas irá receber da Diretoria Regional Escoteira do Estado uma das maiores honraria do escotismo. Trata-se do distintivo, Lis de Ouro, honraria concedida aos jovens integrantes da tropa escoteira que se destacam nas habilidades escoteiras, boas ações e especialidades como: primeiros socorros, acampamentos, preparo de refeições, sobrevivência na selva, técnicas de construções com bambus, entre outras.
O distintivo é o grau máximo do Ramo Escoteiro e para condecorar um jovem que atenda a todos os requisitos é necessária a recomendação da Corte de Honra, formada pelos jovens escoteiros e da Chefia da Tropa Escoteira, formada por adultos voluntários no escotismo, a aprovação da Diretoria do Grupo Escoteiro (ou Unidade Escoteira Autônoma) e a homologação da Diretoria Regional. O distintivo e o certificado é enviado/emitido pela Diretoria Executiva Nacional dos Escoteiros do Brasil.
Ana integrou-se ao movimento escoteiro ainda bem jovem, aos 7 anos de idade no ano de 2014 como Lobinha, ramos de inicialização no movimento escoteiro, aos 11 anos foi recebida na tropa escoteira do Grupo Escoteiro 8ª AM do Ar Ágape Mindu, sediado no parque do Mindu, Parque 10. Ana destaca que muitas tarefas foram necessárias para conquistar esse distintivo. ”Tive que cumprir diversas tarefas, realizar vários acampamento e conquistar diversas especialidades para poder ganhar o Lis de Ouro” disse a jovem.
A Fraternidade Escoteira é um movimento para jovens, feito por jovens. Essa é principal engrenagem do Movimento Escoteiro: a vitalidade das crianças, adolescentes e jovens que passam por nossos caminhos e renovam nossas energias, aliada à experiência dos adultos voluntários.
O Escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. Acreditamos que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, podemos formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
É verdadeiramente no grupo escoteiro que o Escotismo acontece. Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o Programa Educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O Programa Educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.
Apartidário, o Movimento Escoteiro valoriza a participação juvenil em esferas políticas, participando de processos de decisão em Conselhos, Conferências e demais grupos de trabalho. O apoio político não leva em conta partidos, mas o compromisso do parlamentar que se une à União Parlamentar Escoteira do Brasil de atuar de acordo com os princípios e propostas do Escotismo.
Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.
Mais informações www.escoteirosdoamazonas.org.br
Serviço
O que: Escoteira do Amazonas recebe neste sábado distintivo especial dos Escoteiros do Brasil
Quando:Sábado dia 20 de janeiro
Horário:10 horas
Local:Parque Municipal do Mindú
Contatos: Fábio Costa (coordenador de comunicação da Região Escoteira do Amazonas) 98207-1066 / 99429-1757