Entendeu um novo conceito, comece a executar. Aprendeu uma nova lição, pratique. Se sair do papel ou da imaginação fosse algo tão comum, a palavra procrastinação nem existiria. Procrastinar é adiar uma ação, uma tarefa, um compromisso importante, é transferir para outro dia ou deixar para depois. Nosso cotidiano está repleto de atitudes assim, não é mesmo?
Vejamos alguns casos emblemáticos: você está frequentando suas aulas de inglês? (“Fiquei de fazer minha matrícula e nem fiz. Vou fazer mês que vem, certeza. Meu orçamento tá meio apertado esse mês, é isso… Mês que vem chegou e esqueci, e assim por diante, fui inventando desculpas…”) E o relatório que ficou de entregar ao seu chefe?
Seus exercícios físicos estão em dia? Começa a dieta agora ou segunda? (“Agora não, porque é sexta e estou numa reuniãozinha com os amigos, amanhã é dia de clube com as crianças. Almoço de família, no domingo! Acho melhor na segunda mesmo…”)
E agora alguns pensamentos de pessoas que deixam pra outra hora: Depois leio esse livro! (“Já faz um ano que eu comprei”), depois escrevo meu livro (“Pensei nisso quando eu tinha 10 anos de idade e já estou com 50 e não escrevi nem uma página”). Preciso levar umas roupas para a costureira consertar (Elas estão na sacola há meses).
E a natação??! (“Dessa eu desisti. Era para os meus pais terem me colocado nas aulas da escola e eu nunca aprendi a nadar, não vai ser agora. Mas bem que eu queria saber nadar, porque passo muito apuro quando entro em contato com a água, mas sempre vou deixando pra depois”). E tem aquele curso que eu queria fazer… (“Ah! Primeiro vou assistir à sessão da tarde e estourar uma pipoca e comer esse chocolate aqui que tá dando sopa…”) E por ai vai…
Está na hora de acabar com essa tal de procrastinação. Um passo importante, e que vai te ajudar muito, é definir quais áreas, pessoas, projetos, planos e sonhos são essenciais para a sua vida e estão “estagnados”. Feito isso, toda noite você pode anotar o que precisa ser feito no dia seguinte. Pode anotar também o que precisar finalizar na semana e no mês.
Atenção! Não faça uma lista muito grande. Estabeleça prioridade – e a própria palavra indica: uma tarefa ou atividade que é MAIS importante – e assim que for concluindo vá riscando e comemorando. Você vai perceber que anotar alivia a mente, e auxilia você a desenrolar o que precisa fazer. Comece agora hein?! Boa sorte e sucesso em seu desempenho.