Arrisco dizer que há tempos você não ouve frases estimulantes, com aplausos ou com uma porção carregada de encorajamento.

À medida que você vai crescendo, é notório que as responsabilidades vão surgindo e, a cada dia mais e mais,você vai se enchendo de atividades que requerem mais aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades. Isso exige muito esforço e energia. Seria perfeito se houvesse alguém para te dizer: “Vá em frente! Você consegue! Você é capaz!”.

Observe que, quando crianças, por menores que tenham sidosuas conquistas,você recebeu, por parte dos seus pais ou das pessoas mais próximas, os melhores e mais incentivadores aplausos. O simples fato de ter aprendido bater palminha foi uma grande conquista seguida de uma enorme comemoração. Por que isso muda quando você atinge a fase adulta? Será que você não precisa mais dessa comemoração para as pequenas coisas? Será que vocênão precisa mais de palavras de incentivos para desenvolver pequenas tarefas, ou até mesmo para as menores conquistas da vida?

Ora! Claro que sim. Você precisa e muito. Mas esteja ciente de que já não vai ouvir isso o tempo todo quer seja de seus pais, irmãos ou amigos ou até mesmo de seu (sua) companheiro (a). É da natureza humana, na fase adulta, ser mais crítico, mais atarefado, mais irritado, mais repreensor. Mas cabe a você a partir de hoje ter o entendimento de que problemas existem desde que nascemos. Como assim?

Vejamos: se você nasceu, nasceram também uma infinidade de problemas… se respirou já recebeu de brinde vários problemas pra lidar. Meus filhos, por exemplo, nasceram prematuros, e de início tiveram inúmeros desafios para enfrentar. Foram pra UTI e ali mesmo começou uma luta contra um problema a cada minuto. Eram dores, agulhadas, falta do colo, a solidão da incubadora, excesso de medicamentos, vômitos, febre, dificuldade pra engolir e etc… Imaginem só! Mesmo com meu apoio, amor e incentivo tiveram que vencer todos esses problemas. Foi meu apoio que os fez vencer? Não, não foi! Tenho certeza que ajudou, mas tenho mais certeza ainda de que, mesmo tão pequeninhos, tiveram que vencer sozinhos e conseguiram!

O que eu quero te dizer, primeiramente, é que os problemas surgem depois de você, ou porque você os gera ou porque os ganham de brinde! Sendo assim, você pode se enxergar maior que todo e qualquer problema, e mesmo se sentindo ou realmente sendo bem pequenininho, pode e deve vencê-los. Incentivo, aplausos são excelentes para o ego, mas você cresceu e eles já não existem a todo momento. Sabendo disso,não espere ser aplaudido para começar a vencer seus problemas. Seja você mesmo seu maior incentivador e se puder seja também o dos outros, porque, como podemos perceber, o mundo está cheio de críticos, mas faltam encorajadores.

Diga a você mesmo sempre que precisar que “Você é capaz!”. Você é capaz de aprender, de amar, de perdoar, de pedir perdão, de se aperfeiçoar, de cuidar de alguém, de se deixar ser cuidado, caso necessário, de caminhar, de se levantar, de se reerguer, de ser feliz hoje, de ser mais amigo, de começar, e se preciso for de recomeçar também. Coloque seu melhor sorriso e bondade no coração e vista o entendimento todos os dias de que “Você é capaz!”.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8

 

Comentário