Se quiser, sempre haverá um culpado para os seus problemas. Se fazer de vítima é o caminho mais fácil para quem quer permanecer no lugar mais cômodo. Aqueles que assumem a responsabilidade do que vivem, que assumem a própria história têm mais propensão a resolver os problemas que surgem. Têm mais possibilidades de achar soluções, do que aqueles que estão sempre apontando culpados.
30Para cada problema que você vive há mais de uma solução. O que acontece é que nem sempre as soluções para os seus problemas são compatíveis com a sua vontade de alma. Às vezes, é necessário fazer o que precisa ser feito e não o que se tem vontade de fazer.
Se você continuamente alimenta os problemas que existem, eles se tornarão cada vez mais fortes e maiores, a ponto de se tornarem gigantes aos seus olhos. Um passo importante, então, é você alimentar o lado que deseja que vença, ou seja, alimente sua capacidade de resolver. Assim, a vitória é certeira.
Confie em Deus, busque ajuda em amigos verdadeiros ou alguém de sua família, de sua confiança e, acima de tudo, acredite em você, no seu potencial. Assuma a responsabilidade. Só de proceder dessa maneira, você já parte rumo à solução.
Lembre-se de que, o problema veio depois de você, e é bem menor quando comparado à sua capacidade de resolvê-lo. Haja de maneira rápida e você terá a chance de minimizá-lo mais ainda. Não existe nada tão grave, nem mesmo tão complicado que você não consiga resolver.
Simplifique ao máximo o problema que está vivendo, se encha de coragem, se estabilize emocionalmente, se desfaça de crenças que te limitam, procure a tranquilidade e tenha fé. Dessa maneira, verá a força que tem e conseguirá vencer todo e qualquer problema, assim como Davi venceu Golias.
“E Davi disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Retirando uma pedra de seu alforje ele (Davi) a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão. Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou.”