Manaus/AM – A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil alertou pelas redes sociais para que americanos não viagem para a Manaus. O alerta veio após a série de ataques registrados na capital e em cidades do interior, entre a madrugada de domingo (6) e a manhã dessa terça-feira (8).
“Cidadãos americanos devem evitar viagens não essenciais para Manaus até que a condições de segurança melhorem, especialmente viagens via transportes públicos. Grupos criminosos organizados da cidade têm violentamente atacado delegacias de polícia, ônibus, e outras áreas públicas”, diz o comunicado.
A embaixada informa ainda que a agência consular dos Estados Unidos em Manaus suspendeu atendimentos ao público até a sexta-feira (11).
Uma série de incêndios a ônibus em vários pontos de Manaus espalharam caos e medo entre a população. Criminosos fecharam ruas e avenidas e atearam fogo em ônibus, micro-ônibus e carros. Uma ambulância do Samu e dois tratores da Prefeitura também foram destruídos.
A ação criminosa ocorreu em diversas zonas de Manaus e em, ao menos, quatro cidades do interior. Até o momento, 41 suspeitos foram presos.