O Secretário Nacional da Pesca e da Aquicultura, Dayvson Franklin, em visita a Manaus, assinou um Protocolo de Intenções junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que garante o recadastramento de pescadores artesanais e mais investimentos no setor.
A parceria proporcionará melhorias no processo do Seguro Defeso, suspenso em 2015 e recuperado em 2016 graças ao árduo trabalho do deputado Silas Câmara. Atualmente, cerca de 110 mil pescadores amazonenses estão aptos a efetuarem o recadastramento do Registro Geral da Pesca.
“Há muitos anos os pescadores do Amazonas não tinham suas carteiras emitidas. Nos últimos seis anos nós temos lutado muito para o governo federal reabra o sistema e recadastre os pescadores. Chegou nosso dia, finalmente vai ser aberto o sistema e feito o recadastramento”. Disse Silas Câmara através de suas redes sociais.
Com o recadastramento pode haver um aumento de 90% na quantidade de beneficiários e valor em comparação a 2018. Neste ano, 67 mil pescadores receberam o benefício, sendo R$ 250 milhões o valor pago. A previsão é que em 2019 sejam repassados R$ 450 milhões a 110 mil pescadores.
O evento ocorreu nesta quarta-feira (20), na Sede da Gerencia Executiva do INSS.