Em fase de teste, novo Documento Nacional de Identificação é anunciado

0
565
Foto: internet

Foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 5, o Documento Nacional de Identidade (DNI), o qual será um documento digital gerado por meio de um aplicativo gratuito disponível para celulares e tablets nos sistemas iOS e Android. O projeto ainda está sendo testado, mas o esperado é que ele esteja liberado para uso do público em geral a partir de julho deste ano.

Para ter acesso ao documento será muito simples: primeiramente, é preciso fazer o download do aplicativo; depois, se cadastrar nele; e logo após, se dirigir a um posto de atendimento para validar o cadastro. O novo documento reunirá informações de registros com o título de eleitor e o CPF.

Para o presidente da República, Michel Temer, esse é um momento que revela a modernização que o Estado brasileiro está passando. “Colocamos a solução tecnológica a serviço do cidadão.”, disse ele ao afirmar que a disponibilidade desse documento coloca o Brasil a frente da identificação digital.

Umas das utilidades do novo documento é que ele possibilita ser conferido por meio de QR-Code. Isso aumenta a veracidade do documento, fazendo com que fique mais difícil uma pessoa tentar se passar por outra. Além disso, o QR Code mudará cada vez que o aplicativo for aberto. Outro ponto importante no quesito segurança, será a existência da marca d’água ao lado e embaixo da fotografia, que também será variada a cada abertura do app, que proporcionará a conferencia do dia e hora que o documento foi aberto, evitando assim, que ‘prints’ sejam usados como forma de fraude.

Comentário