As eleições diretas para governador do Amazonas vão ocorrer no dia 6 de agosto, com um eventual segundo turno acontecendo no dia 27 do mesmo mês. Quem vencer as eleições, será diplomado no dia 15 de setembro, caso a disputa encerre no primeiro turno, ou 11 de outubro, caso haja segundo turno.
A definição foi tomada pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que homologou a resolução elaborada no último dia 10, em Brasília, pelas direções do TRE-AM e do Tribunal Superior Eleitoral. A eleição deve custar, caso tenha dois turnos. R$ 18,5 milhões, com recursos provenientes do TSE.
De acordo com a resolução, o período das convenções partidárias, que definem os candidatos, será de 12 a 16 de junho. O registro de candidatura vai de 12 até o dia 19 do mesmo mês. Os pedidos de impugnação serão julgados até o dia 13 de julho.
O período de campanha dos candidatos nas ruas vai começar no dia 20 de junho e seguirá até 4 de agosto, dois dias antes do pleito em primeiro turno.
No segundo turno, conforme a resolução aprovada, a campanha será retomada em 7 de agosto, indo até o dia 26, véspera do pleito.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa no dia 10 de julho e vai até o dia 3 de agosto. Em um eventual segundo turno, a propaganda começa dia 12 e vai até dia 25, dois dias antes do pleito definitivo.
Fonte: Portal Acritica