O representante sul-coreano, Lee Do-Hoon, responsável pelas negociações de desnuclearização da península coreana, viajou nesta quarta-feira (11) para os Estados Unidos com objetivo de conceder reuniões com representantes do governo americano.
Antes da viagem de Lee Do-Hoon para Washington, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, visitou Pyongyang na semana passada para iniciar a preparação do acordo nuclear, que ocorreu em Singapura no dia 12 de junho. Contudo, a visita de Pompeo foi menos produtiva, depois do regime comunicar o que Pyongyang chama de “desnuclearização unilateral”.
Porém, analistas afirmam que o comunicado da Coréia do Norte significa uma alteração tática nas conversas. “No caminho para a completa desnuclearização da península coreana, os próximos meses provavelmente serão muito importantes”, declarou Lee, nesta quarta-feira à imprensa sul-coreana antes de embarcar.
O governo sul-coreano avaliou a visita de Pompeo como “bastante produtivo”. “Antes de tudo, um elemento chave no processo é como se coordenarão a Coreia do Sul e os EUA, e essa é a razão pela qual estou viajando (a Washington)”, esclareceu em declarações para a agência Yonhap.
Em destaque neste encontro, o diretor do Conselho de Segurança Nacional, Matthew Pottinger, aliado do presidente americano Donald Trump e principal encarregado de organizar a cúpula de Singapura, estará sujeito a atentar-se aos discursos de Lee Do-Hoon.