O diretor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Messias Andrade, informou que a diplomação do novo governador do Amazonas deve ser antecipada para o mês de setembro. O segundo turno da eleição suplementar será neste domingo (27). O pleito foi determinado após a cassação dos mandatos do ex-governador, José Melo, e do vice, Henrique Oliveira, por compra de votos nas eleições de 2014. A data da diplomação dependia da análise de recursos julgados na noite de terça-feira (22), em Brasília.
Após ser informado sobre a decisão da corte que manteve a cassação do ex-governador José Melo e o vice Henrique Oliveira, o diretor recebeu o pedido para que a diplomação do novo governador seja antecipada.
“O ministro [do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux] ligou pra mim ontem informando, primeiro, sobre a decisão da corte sobre a liminar e depois pediu para mim estudar uma possibilidade de antecipar a posse. Ele quer antecipar até para encerrar este processo que foi muito desgastante para nós”, afirmou o diretor do TRE.
Agendada anteriormente para o dia 2 de outubro, a diplomação deve ser realizada em setembro.
“Vai depender dos prazos processuais que têm que ser respeitados. Vamos estudar agora de manhã para ver como vamos fazer esta situação. Até o final do dia [desta quarta-feira] devemos ter uma posição”, disse Andrade.
Primeiro turno
O primeiro turno da eleição suplementar para governador e vice do Amazonas foi considerado tranquilo pela Justiça Eleitoral. Os eleitores em Manaus e em 61 municípios do interior voltaram às urnas no domingo (6). O número de ocorrências foi considerado baixo para uma eleição atípica.
Os candidatos Amazonino Mendes (PDT) e Eduardo Braga (PMDB) disputam o segundo turno das eleições suplementares para escolha do novo governador do Amazonas. O primeiro turno foi realizado no domingo (7) em 62 municípios do estado. Amazonino conseguiu mais votos em 28 cidades do interior. Braga foi o mais votado em 27 e Rebecca Garcia (PP), em seis municípios. Na capital Manaus, Amazonino também foi o primeiro colocado.
Após a apuração de 100% dos votos, Amazonino teve 38,77% dos votos válidos e Braga recebeu 25,36%.