Nem o roqueiro mais pirado imaginaria, um ano atrás, como chegaríamos ao Dia Mundial do Rock de 2021: com guitarras distorcidas nas duas músicas mais tocadas em streaming no mundo.
O rock perdeu popularidade nos últimos anos e ainda está longe do sertanejo no Brasil ou do rap nos EUA. Mas há artistas jovens que renovam o público. Nesta terça-feira (13), os fãs que viam o estilo virar coisa do passado até têm motivos para comemorar:
- Em maio de 2021 aconteceu uma raridade: o pop-punk “Good 4 U”, da americana Olivia Rodrigo, chegou ao topo das paradas globais de streaming.
- E em julho, “Beggin'”, da banda italiana de hard rock Måneskin, jogou “Good 4 U” para o 2º lugar. É uma surpreendente dobradinha roqueira.
- As faixas não são fenômenos isolados: “Good 4 U” mostra a volta do pop-punk com outros ídolos como Yungblud e Machine Gun Kelly…
- … e o Måneskin venceu o festival Eurovision apostando em um hard rock nostálgico e caricatural que já tinha gerado o fenômeno Greta Van Fleet.
- O rock continua com público cativo e antigos ídolos que comandam grandes festivais. Há também boas bandas que surgiram de 2010 para cá: Imagine Dragons, Tame Impala, 1975…
- Mas a nova geração de Olivia e Måneskin tem um trabalho de renovação difícil, em especial no Brasil, onde o rock é o estilo menos popular nas paradas.
O Dia Mundial do Rock é comemorado por conta do evento Live Aid, realizado em 13 de julho de 1985 por Bob Geldof (ex-líder do grupo The Boomtown Rats), com intuito de arrecadar dinheiro para combater a fome na Etiópia.
Fonte: G1