Ao sair de uma conferência da Igreja Assembleia de Deus na Guiana Inglesa, o pastor Gilmar Fiuza recebeu a notícia de que sua mãe havia sido assaltada logo quando desembarcou no Brasil. O pastor dirigiu – se a sua casa no Jardim Ângela a pé, na Zona Sul de São Paulo, quando foi abordada por um ladrão teve a impressão de que ela tinha saído de um banco. Ele apontou uma arma em sua cabeça e arrancou sua bolsa.
“Aqui é o cara que roubou sua mãe”, disse o bandido durante a ligação. “Eu fiz uma ‘fita’ e estou precisando de dinheiro. Sei que você é pastor e sei onde sua mãe mora. Se você não me der dinheiro até 15 horas eu vou matar você e sua mãe”, ameaçou.
Dias atrás o pastor teve uma visão enquanto estava em um quarto de hotel, ele viu as paredes do quarto se derreterem e se ganharem forma de um homem, que dizia ´matá-lo´ quando retorna – se ao Brasil.
Ao se encontrar com o bandido, o pastor pediu a bolsa, mas recebeu a penas o chip do celular. “Você não tem vergonha?”, questionou Gilmar ao bandido. “Você não sabe que sou pastor? Você não sabe respeitar a unção de Deus na vida de quem é chamado? Cadê a bolsa?, disse o pastor ao bandido que voltou ao carro. Em seguida o carro em que estava o meliante se retirou do local.
Cerca de 5 minutos depois, o bandido volta e entrega a bolsa ao pastor pedindo que ele esquecesse o acontecido.
Neste momento, o pastor sentiu um direcionamento do Espírito Santo. “Chame ele para dentro de seu carro”. Mesmo com medo, Gilmar obedeceu. Depois que o bandido entrou no veículo, ele ouviu o Espírito Santo dizer: “Chame ele de Eduardo, fale que ele é afastado da igreja, que a mãe dele é dirigente do círculo de oração, que eu tenho uma obra na vida dele e que ele ia morrer hoje, mas eu estou entrando com a minha mão para salvar”.
O ladrão revelou ao pastor que estava a muito tempo no crime e nas drogas. Ele se quebrantou e aceitou Jesus.
Anos depois, o pastor Gilmar pregava em um igreja, e avistou um homem pulando e adorando a Deus durante um culto, para sua surpresa, esse homem era o ex – ladrão tentou lhe roubar.