Ronilson Lopes de Almeida é um dos poucos pastores capazes de pregar o evangelho em libras. Em entrevista ao programa Rede Super, o pastor contou um pouco da sua infância e do momento que recebeu o chamado de Deus para pregar também para os que não ouviam.
Lopes conta que a sua identificação com a linguagem de sinais, chamada popularmente de libras atualmente, começou após visita à uma família de surdos, quando tinha 10 anos. “Aos 10 anos eu conheci um surdo em uma festa. Tinha um rapaz com a mão na caixa de som e com a outra ele sinalizava. Quando eu me aproximei dele, vi que ele era surdo. Então ele começou a me ensinar o alfabeto manual de sinais durante toda a festa eu fiquei do lado dele tentando me comunicar”, relatou. O pastor foi, então, chamado para visitar a casa do amigo, onde encontrou uma família inteira de surdos e se apaixonou pela forma que eles se comunicavam.
Apesar da identificação, Ronilson passou a ver a habilidade com libras como um chamado de Deus apenas em 1996, ano em que se tornou intérprete, mas não tinha convicção total do dom, até que, em oração, Deus conversou com ele. “Então Deus falou comigo claramente que ele havia me chamado para pregar para surdos e não somente para ouvintes”, afirmou.
Segundo um Senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 9.7 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no Brasil, sendo 2.147.366 milhões apresentam deficiência severa.