Nesse fim de semana, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) intensificou as fiscalizações de trânsito por meio do Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot). Além de fiscalizar e coibir irregularidades nas ruas da capital, o Núcleo participou da operação Mão de Ferro e também na campanha Vacina Amazonas, contra a Covid-19. No total, 51 autuações foram emitidas e três motocicletas foram removidas.
As fiscalizações do Neot iniciaram na sexta-feira, 11, com a operação Mão de Ferro, ação integrada entre as polícias do Amazonas e a Força Nacional de Segurança. Nas zonas norte, leste e sul, a operação resultou em 45 autuações por diversas infrações de trânsito, sendo uma constatada por alcoolemia. Quinze veículos foram removidos.
A operação tem como objetivo dar continuidade às ações de pronta resposta aos atos criminosos praticados no fim de semana anterior.
Também na sexta-feira, uma das equipes do Núcleo de Operações do Detran-AM atuou na operação Lei Seca, que se concentrou no conjunto Eldorado, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital. Na ação, foram flagrados oito condutores dirigindo sob efeito de bebida alcoólica e cinco se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
Também na ação, 36 pessoas foram autuadas por irregularidades e dois condutores foram encaminhados para a delegacia. Um deles foi flagrado dirigindo alcoolizado e efetuando manobra perigosa com motocicleta e outro condutor desacatou os agentes de trânsito. Ambos foram encaminhados para o 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
No sábado, 12, as fiscalizações da Lei Seca foram realizadas no bairro Parque das Laranjeiras, zona centro-sul. No local, 58 condutores foram autuados, sendo 15 por alcoolemia. Cinco motocicletas e três carros foram removidos por situações irregulares.
Na ação, também, duas pessoas foram encaminhadas para o 1º DIP. Uma delas por embriaguez no volante, sendo constatado no teste do bafômetro o teor alcoólico acima de 0,33 miligramas de álcool, configurando crime de trânsito, e outra por tentativa de suborno, situação em que uma mulher ofereceu 100 dólares para o agente do Neot.
No domingo, 13, as ações ocorreram na avenida Torquato Tapajós, zona norte de Manaus. A fiscalização, visando coibir práticas ilegais no trânsito, autuou sete pessoas por embriaguez ao volante. Duas se recusaram a realizar o teste, mas mesmo assim foram autuadas com base no art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).