Harold Holland, 83, e Lilian Barnes, 78, é um casal norte americano que após 50 anos de divórcio, se reconciliaram motivados por fé. O divórcio aconteceu em 1967 após 12 anos de união e cinco filhos.
“Eu acho que o fato de termos filhos tão rápidos e ele trabalhar o tempo todo, enquanto eu ficava em casa com as crianças (foi o que causou o fim do nosso casamento)”, disse Lilian ao The Christian Post. “Nós simplesmente não tínhamos tempo um para o outro. Você simplesmente se destrói sempre que não tem tempo para se divertir”.
Lilian e Harold não eram cristãos na época que foram casados pela primeira vez, mas começaram a frequentar igrejas após o divórcio. “Depois do divórcio eu comecei a ir à igreja e ele também. Isso tem sido uma jornada”, comentou Lilian.
Novos casamentos
Os anos passaram, e Harold casou-se com Maudie Corum em 1975, porém ela faleceu em 2015 em decorrência de uma doença no fígado. Lilian também se casou novamente. Com Ted Malin e teve mais dois filhos, mas em 1986 Ted morreu de um infarto fulminante. Casou-se novamente em 1988 com Arval Barnes e ficaram juntos até Barnes morrer em 2015.
Hoje em dia
Quando indagada se foi a fé que os uniu novamente, Lillian disse “absolutamente”.
“Bem, isso tem um grande impacto. Nós dois somos membros das nossas igrejas. Ele vai para uma igreja e eu vou para a outra, mas tenho certeza que vamos mudar isso quando nos casarmos. Você tem que ter fé ou então você não vai conseguir continuar”, comentou. “Eu acho que nós sempre tivemos a fé de que um dia estaríamos juntos novamente”.
“Prestem mais atenção uns nos outros. Tenham mais tempo para a família”, aconselhou Harold.
“Eu acho que o conselho para um homem é prestar mais atenção à sua esposa. Prestar mais atenção às necessidades dela, tanto quanto ficar longe das crianças por um tempo. Ela precisa ter algum tempo para si mesma, mas muitas vezes nem sequer tem um tempo a sós com o marido, como foi o nosso caso, porque tínhamos cinco filhos”, orientou Lilian.
Com a celebração do novo casamento chegando, Lilian disse: “Estou me sentindo bem com isso. Sinto que tenho fé, sinto que vai funcionar e seremos felizes. Estamos felizes agora”.