Já é comum o Dep. Silas Câmara estar no interior do estado. Todo ano ele visita, pelo menos uma vez, os 61 municípios.
O parlamentar está cumprindo uma agenda de visitas aos municípios. Iniciou sua visita pelos municípios de Iranduba, Humaitá, Matupi, Manicoré e Apuí. Ele no decorrer do final de semana para Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Autazes, Manaquirí, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e outros.
Nestas mesmas viagens, tem reunido com trabalhadores do setor primário, lideranças em geral e ainda participado de entrevistas em rádios comunitárias aonde presta contas de suas atividades parlamentares.
Em uma das entrevistas o Deputado explicou a importância dessas visitas. “É importante esse contato por mais difícil que seja, pela questão logística, para olhar nos olhos daqueles que nos confiaram um mandato e além de prestar contas ouvir suas reivindicações, pois se a crise afetou as capitais brasileiras muito mais os municípios que dependem muitas vezes única e exclusivamente dos repasses do Governo Estadual e do olhar do Governo Federal. Se somos porta voz dessas necessidades, precisamos conhecê-las é por isso que em quase 20 anos cruzamos essa extensa floresta para visitar pelo menos uma vez ao ano todos os 61 municípios. Duvido que algum político se proponha a isso”, explicou.
Vale ressaltar que alguns municípios levam cerca de três a quatro horas de vôo, e comunidades que o acesso só pode ser feito por meio de rabeta (motor em poupa de canoa), como Jutaí, Atalaia do Norte, Beruri, Santa Isabel do Rio Negro e outros.
O Deputado conhece ao longo desses 18 anos de visitas ao interior mais de 3 mil comunidades amazonenses.
Ser um Deputado Federal ou Estadual que visita apenas capitais é fácil. O desafio é representar, ser presente e ouvir as necessidades dos municípios. E isso não apenas em período eleitoral