O prefeito de Manaus, David Almeida, se reuniu com o comandante do Comando Militar da Amazônia, General Estevam Cals Theophilo Gaspar, nesta segunda-feira (15/02), que discutiu o fortalecimento da parceria contra a vacina da Covid-19 para pessoas com mais de 50 anos.
“Manaus já é a primeira, em percentual, para vacinação, e, com a ajuda do Comando Militar, nós vamos ampliar nossa capacidade. Esse público acima dos 50, abaixo dos 70 anos, compreende mais de 260 mil pessoas que nós queremos vacinar em cerca de 20 dias”, afirmou o prefeito David Almeida.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foi representada no encontro por Isabel Hernandez, diretora do Departamento de Imunizações da Semsa, e informou que o público-alvo da população de 50 a 69 anos é de 267.943 anos. De acordo com o Plano Nacional de Operação de Vacinas para Covid-19, essas pessoas serão vacinadas em quatro categorias (50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 60 a 64 anos; 65 a 69 anos) e receberão imunização para o aniversário relevante Um diário de planejamento para o aniversário.
“Nós decidimos que vamos manter a estrutura que já existe na prefeitura, naturalmente ampliando de acordo com a orientação do Ministério da Saúde (MS), de vacinar a faixa acima dos 50 anos. Vamos apoiar com a capacidade logística, mão de obra, digitadores, vacinadores, auxiliares, para agilizar esse processo de vacinação”, comentou o comandante do CMA, general Estevam Theophilo de Oliveira.