“Todos os que vierem para Israel do exterior serão isolados”, disse ele em um vídeo postado no Twitter.
O ministro do Interior de Israel, Aryeh Deri, disse que a medida seria efetiva imediatamente para todos os israelenses que retornarem ao país.
Ele será aplicado a cidadãos estrangeiros a partir de quinta-feira, acrescentou.
A mudança significa que as chegadas estrangeiras terão que provar que possuem acomodações adequadas para serem colocadas em quarentena durante sua estadia no país.
“Depois de um dia de discussões complexas, tomamos uma decisão: todos que vierem a Israel do exterior entrarão no isolamento de 14 dias”, disse Netanyahu em comunicado.
“Esta é uma decisão difícil, mas é essencial manter a saúde pública – e a saúde pública precede tudo”.
Ele acrescentou que a decisão seria válida por duas semanas.
A medida significa que cerca de 268.000 israelenses que estão atualmente no exterior precisariam se colocar em quarentena em seu retorno, informou a mídia israelense.
Israel, um país com uma população de nove milhões de habitantes, até agora registrou 42 casos de Covid-19, mas nenhuma morte.
O país já impôs restrições aos viajantes que chegam de vários países, incluindo a Itália, o país europeu mais atingido.
Em outros desenvolvimentos:
- A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a ameaça de uma pandemia é “muito real”
- O Canadá confirmou a primeira morte relacionada ao vírus – um paciente do sexo masculino idoso em um lar de idosos em Vancouver, Columbia Britânica
- Na França , o ministro da Cultura Franck Riester se tornou o primeiro membro do governo a ser infectado pelo vírus. Sua equipe disse que ele passou vários dias da semana passada no parlamento, onde vários outros casos foram confirmados
- Nos EUA , o número de casos confirmados agora ultrapassa 500
- Um navio de cruzeiro que transportava milhares de pessoas que ficaram presas por dias devido a um surto de coronavírus está atracado no porto de Oakland , perto de São Francisco
O número de infecções em todo o mundo é agora mais de 111.000, com cerca de 3.890 mortes.
Na Itália , o número de mortes por coronavírus aumentou na segunda-feira de 97 para 463. As infecções no país também aumentaram para 9.172, ante 7.375 no domingo, quando o primeiro-ministro Giuseppe Conte descreveu o surto como a “hora mais sombria” do país .
O Irã também relatou 43 novas mortes relacionadas à doença nas últimas 24 horas. Pelo menos 237 pessoas morreram e 7.161 foram infectadas em todo o país desde meados de fevereiro, embora se acredite que os números reais sejam muito mais altos.
A China , que registrou o maior número de mortes, registrou apenas 40 novos casos de Covid-19, o menor desde 20 de janeiro.
Embora isso indique que a disseminação está diminuindo, os altos funcionários alertaram contra a redução da vigilância.