Em uma base aérea no oeste da Coréia do Norte foi testado um míssil balístico, e na manhã desta segunda-feira (13), o país informou que o teste foi realizado com sucesso. As informações foram veiculadas por uma rádio francesa.
Na visão de Donald Trump, este teste é considerado uma “provocação” ao governo americano. O míssil percorreu cerca de 500 km, antes de cair no mar do Japão, de acordo com as informações do Ministério sul-coreano da Defesa, e ainda o assunto será discutido hoje à noite pelo Conselho de Segurança da ONU.
O governo americano está estudando propostas para “responder” ao teste da Coréia do Norte, mas declarou que será de forma gradual para evitar uma escalada nuclear. De acordo com o Pentágono, o projétil era apenas de alcance médio e que não causaria tantos danos como um ICBM, a sigla que determina mísseis balísticos intercontinentais.
Algumas resoluções da ONU, proibiram a Coréia do Norte de implementar programas nucleares ou balísticos, porém no ano passado, o país fez dois testes nucleares, e lançou por volta de vinte mísseis balísticos.