Equipes técnicas do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus reuniram-se nesta segunda-feira (11), na Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), para alinhar os detalhes sobre o convênio que viabilizará a implantação dos primeiros ônibus elétricos na cidade. A previsão é de que o convênio seja assinado em maio.
A inclusão de Manaus entre as cidades brasileiras com esse tipo de transporte público é uma das ações previstas no Protocolo de Intenções firmado entre o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida em outubro do ano passado, por meio do qual o Estado está repassando ao Município R$ 580 milhões na forma de convênios em várias áreas.
De acordo com o coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo, o ônibus elétrico faz parte do pacote de Mobilidade Urbana, que inclui o já firmado convênio do Passe Livre Estudantil, a implantação dos terminais de integração T6 e T7, e intervenções viárias, dentre as quais, a construção de um viaduto na Bola do Produtor. Também integram o pacote a reforma de 29 feiras e o programa Asfalta Manaus.
O anúncio de uma frota inicial de ônibus elétricos foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) em agosto do ano passado.
De acordo com a UGPE, o convênio tem que ser firmado antes do período eleitoral. Caso contrário, os recursos não poderão ser executados esse ano. Após assinado, o montante é repassado para a Prefeitura que deve realizar licitação para o projeto.
Fonte: Informações da Assessoria