O programa Cristolândia, criado pela Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira em 2009, é um projeto que tem como objetivo diminuir os altos índices de usuários de crack do Brasil através de prevenção, recuperação e assistência.
Em uma entrevista, Daniel Erias, coordenador do projeto, disse que a iniciativa é necessária porque o governo não é eficiente. “Não podemos deixar na mão dos governos, apenas. Como cristãos, temos o compromisso de ajudar o próximo, principalmente àquele que não tem mais a quem recorrer”, afirmou. O programa é dividido em quatro etapas, segundo o portal Gospel Prime. A primeira etapa é chamada de “busca ativa”, quando voluntários saem em busca nos locais frequentados por usuários de drogas.
A segunda fase é chamada de “acolhida”, quando é oferecida alimentação, produtos de higiene, roupas pessoais e facilitação na retirada de documentos. Em sua terceira fase, os dependentes são levados para o Centro de Formação Cristã e o tratamento se torna responsabilidade da Primeira Igreja Batista. Na última etapa, nomeada “República”, os ex-usuários passam a morar em uma casa, onde são acompanhados por uma equipe psicossocial e podem ficar alojados por, no máximo, 12 meses.
Confira o vídeo publicado pela Primeira Igreja Batista do Paraná