Neste ano, a campanha, que faz parte da programação do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual, realizado no dia 18 de maio, ressalta a importância de observar os sinais e de denunciar casos de violência infantil. De acordo com dados do disque denúncia 181, o número de casos de violência contra crianças e adolescentes subiu de 843 para 1.166 de 2016 para 2017 no Paraná.
As animações exibidas mostram crianças chorando e à procura de alguém para relatar o problema. Em uma das peças, uma professora é o adulto que ajuda a criança e, em outra, são os pais. O ministério da saúde informa que 37,6 % dos casos de violência são negligência, 29,4 % são de violência física, 17,9% psicológica, e 15,1% são de abuso sexual.
De acordo com o site BBC Brasil, o Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SINAN) registrou 22.9 mil atendimentos a vítimas de estupro no Brasil, sendo 57% dos casos contra vítimas entre 0 e 14 anos. “Crianças e adolescentes de até 14 anos são mais vulneráveis à ocorrência de estupro principalmente na esfera doméstica. Os autores da violência, na maioria das vezes, são familiares e pessoas conhecidas”, afirmou Fátima Marinho, médica da Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde.
O Disque Direitos Humanos Nacional é o 100. Ligue e faça sua denúncia anônima.