Brasil terá maioria evangélica antes de 2040, afirma IBGE

0
262
Fonte: Reprodução / Internet

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirma que, em até uma década, evangélicos serão maioria no Brasil. Apesar de não apresentar motivos específicos para a mudança no país, a transição religiosa é uma realidade por toda a América Latina.

A comunidade católica brasileira perde, em média, mais de 1% de fiéis anualmente. De acordo com um Censo realizado em 2010, 0,7% dessa porcentagem migram para as igrejas evangélicas, porém, segundo pesquisas mais recentes, cresce também a quantidade de grupos que se declaram sem religão no País.

De acordo com o cardeal dom Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os que se dizem católicos e não vivem como religiosos são mais preocupantes do que os fiéis que seguem a Jesus em outras igrejas. “Menos de 10% dos batizados na Igreja Católica Apostólica Romana frequentam as missas dominicais”, completou padre Valeriano. A tendência é resultado da mudança no cenário católico mundial provocada pela gestão do papa Francisco, que visa mais a qualidade do que a quantidade dos fiéis. José Eustáquio Diniz Alves, demógrafo da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, afirma que o Brasil não terá mais maioria católica em cerca de 10 e 15 anos.

 

Comentário