Ainda com a missão de fazer um levantamento sobre a percepção da população sobre os parlamentares do Amazonas, pesquisa realizada pelo RealTime1 também quis saber se os amazonenses conheciam os deputados federais e senadores da República que compõem a bancada do Estado no Congresso Federal, em Brasília.
Apenas 7% dos entrevistados acertou ao dizer que o Amazonas possui oito deputados federais na Câmara Federal. A maioria, 75%, não souberam responder.
Também é muito alto o número de pessoas que não lembra do nome de nenhum dos deputados federais pelo Amazonas: 72% .
Marcelo Ramos foi o mais mencionado, com 11,4%; seguido por José Ricardo (PT), com 9,0%, em segundo lugar. Sidney Leite foi o que recebeu menos citações, com 1,3%.
Sobre as eleições de 2018, 68% não se lembram mais em quem votaram para deputado federal, contra 16,6% que ainda recordam.
Apenas 18,3% sabem sobre quantidade de senadores
A quantidade de três vagas que o Amazonas possui no Senado Federal foi respondida corretamente por 18% dos entrevistados, enquanto 59% não souberam dizer.
Omar Aziz foi o nome mais lembrado, com 44,1% das menções, com Eduardo Braga em segundo (39,3%) e Plínio Valério em terceiro (12,9%).
Responderam não se recordar do nome de nenhum deles, 47,5%.
Núcleo de pesquisa
Os dados desta matéria são resultado do primeiro levantamento feito pelo RealTime1.
Seguindo a tendência de alguns veículos de comunicação locais e nacionais o objetivo da criação de um núcleo próprio de pesquisa é, a partir das entrevistas e dos dados levantados, produzir matérias exclusivas sobre temas ligados ao dia-a-dia da população e de interesse editorial do portal.
Neste primeiro levantamento, o RealTime1 “foi às ruas de Manaus” na primeira semana de julho para saber qual a percepção da população sobre os deputados estaduais, vereadores, deputados federais e senadores do Amazonas, e sobre o papel das Assembleia Legislativa do Estado e da Câmara Municipal.
Foram entrevistadas 1.600 pessoas com idade acima de 16 anos, de ambos os sexos. A pesquisa tem margem de 2,5% de erro, para mais ou para menos.
Fonte: Real Time 1